Olá pessoal, hoje nós vamos falar de algo que corriqueiramente causa dúvidas nas pessoas que não tem costume com alguns termos técnicos do Marketing, Publicidade e Branding.
Você sabe qual é a diferença entre as denominações Logo, Logotipo, Marca e Logomarca? Se não sabe, não se preocupe a partir de agora, suas dúvidas serão todas sanadas de uma vez por todas.
Segundo Philip Kotler, o pai do Marketing moderno, a marca tem até 6 níveis de significados, que são: benefícios, atributos, valores, personalidade, cultura e usuário. Por tanto, a marca é a personificação da empresa perante o mercado, é através da marca que a empresa será identificada mundo a fora.
A marca de uma empresa será representada graficamente através de um logotipo ou logo. Dessa forma logotipo ou logo é a representação gráfica ou visual da marca.
E a “logomarca”? Vamos entender a partir do significado das palavras, atenção:
LOGO – do grego “logos” que é palavra ou significado.
LOGOTIPO – do grego “logos” mais “typos” que é palavra ou significado mais figura.
MARCA – do germânico “markas” que é significado.
LOGOMARCA – do grego “logos” mais do germânico “markas” que é significado mais significado. Por tanto, não faz sentido e uma palavra que foi inventada, abrasileirada, chegando até ser um neologismo.
Agora ficou claro não é mesmo? E se você não tem ainda um conceito de marca definido e ainda não fez o logotipo da sua marca, entre em contato comigo, no e-mail que está logo no final desse artigo, para conversarmos sobre o assunto.

Atenção 4.0
A interconexão da internet das coisas e dos sistemas cyber-físicos realizam uma comunicação em tempo real entre si e com


