Outro dia um amigo me perguntou qual é o perfil ideal do vendedor para uma empresa, e citou o livro “O Vendedor Pit Bull” de Luis Paulo Luppa. Contribuindo com o questionamento emendei, e tem ainda o vendedor vaselina, vendedor águia, vendedor avião, vendedor gato, vendedor lobo, vendedor tubarão, vendedor mata a venda, vendedor diamante, vendedor burro entre outros. Só de animal era capaz de usarmos quase todos do reino.
Contudo, a questão é a seguinte: e se no lugar de procurarmos o perfil ideal do vendedor, nós procurássemos (criar) o perfil ideal de comercialização baseado no modelo do próprio negócio?
No entanto, para essa questão existe algo a ser esclarecida. Para que uma empresa possa definir o perfil ideal do vendedor baseado no modelo de negócio, é necessário que se tenha um departamento comercial estruturado, levando em consideração algumas questões fundamentais como:
​​Mercado alvo;
Mix de produto;
Preço;
Perfil do Cliente Ideal;
Área de Atuação;
Objetivos e Metas;
Propaganda;
Nível de Serviços Prestados;
Entre outros.
​Sabendo disso, sua empresa mostra que tem visão de futuro, tendo uma visão de futuro ela saberá como chegar e com quem chegar (o perfil ideal do vendedor).
​Agora se sua empresa não tem nada disso, também não precisa saber qual o perfil ideal do vendedor, concorda? Se você não sabe para onde quer ir, de que adianta saber qual o melhor caminho?
​Se a sua empresa se encontra nessa situação, procure o mais rápido possível estruturar o seu departamento comercial e comece a desfrutar de resultados planejados e gerenciados.
​Para que você possa aprofundar os seus conhecimentos no assunto, seguem alguns ótimos livros sobre VENDAS:
​​Os segredos da arte de vender;
Inteligência de vendas;
O livro azul das respostas em vendas;
A bíblia de vendas;
Como vender qualquer coisa a qualquer um;
A máquina definitiva de vendas;
O melhor vendedor do mundo;
O vendedor diamante;
Do fracasso ao sucesso em vendas;
Vendas não ocorrem por acaso;
O vendedor minuto;
Vendedores vencedores;
Venda mais.
​Sucesso, boas vendas e até a próxima!

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