Conciliação Bancária! Sua Empresa faz?

A conciliação bancária tem como objetivo verificar se está tudo correto no controle interno ou se há inconsistências de dados. Ela verifica se o saldo bancário do controle interno, os lançamentos e suas datas estão idênticos ao extrato do banco.
Montamos um passo a passo para ajudar a fazer uma conciliação bancária eficiente:
1º Passo: Lançar as movimentações diariamente
A empresa precisa controlar diariamente todas as movimentações de entradas e saídas financeiras, informando todas as contas bancárias envolvidas.
Exemplos de movimentações financeiras: tarifas bancárias, pagamentos de fornecedores, recebimentos de clientes, pagamento de empréstimos do banco, pagamento de salários dos funcionários, impostos, etc.
2º Passo: Verificar saldo no extrato bancário
Conferir se os saldos inicial e final do controle interno e os saldos no extrato bancário batem.
3º Passo: Conferir detalhes dos lançamentos
Ver se todos os lançamentos do extrato bancário estão sendo feitos na data correta e com os valores corretos no controle financeiro da empresa.
4º Passo: Se houver diferenças nos lançamentos, corrigir
Verificar as divergências de valores ou a falta dos mesmos, procurando saber aonde isto ocorreu. Em seguida, corrigir as diferenças no controle interno, para que todos os lançamentos estejam refletidos e o saldo esteja idêntico.
Como no final de cada mês é preciso enviar os documentos para a contabilidade, não se esqueça de guardar: comprovantes de pagamentos, Notas Fiscais, boletos bancários e extratos bancários.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat