fbpx

Atenção 4.0

A interconexão da internet das coisas e dos sistemas cyber-físicos realizam uma comunicação em tempo real entre si e com os humanos, e através da computação em nuvem, os serviços intraorganizacionais são oferecidos e utilizados pelos participantes da cadeia de valor (Schwab).

Segundo “Schwab”, o ambiente de trabalho da quarta revolução é de rápida evolução, capaz de antecipar as tendências futuras no campo do trabalho, bem como as necessidades de conhecimentos e competências necessárias para fazer as devidas adaptações, tornando crítica essa compreensão para os stakeholders.

Com o olhar em um futuro não muito remoto, que avanços podemos vislumbrar para além do conjunto de tecnologias empregadas pelas Indústrias 4.0?  É possível detectar algumas mudanças, oportunidades e ameaças a partir do cenário atual, que promovem a necessidade de inovação nas empresas e na gestão das mesmas, e assim evoluir para surpreendentes inovações tecnológicas em um futuro próximo.

Considerando que a Indústria 4.0 já está presente nas grandes empresas, na sua maioria concentradas na Europa e Estados Unidos assim como na maior parte da América do Norte, o exemplo do seu ótimo e eficiente desempenho técnico, tecnológico, gerencial e operacional se irradia velozmente para outras regiões e países, difundindo-se mundialmente e se propagando para as empresas menores, numa descomunal velocidade.

A este respeito é oportuno mencionar as metodologias de Gerenciamento de Projetos, que são boas práticas cada vez mais solicitadas e empregadas pelo meio empresarial, especialmente as grandes corporações, mas até mesmo solicitadas pelas pequenas e médias empresas, bem como as que estão em fase embrionária, pois tal conhecimento e aplicação capacitam as empresas e/ou os projetos empresariais à se tornarem autoimunes às falhas de execução. Pois muitas vezes são facilmente identificadas durante a etapa de construção ou de implementação do projeto, corrigidas em tempo hábil, dando um upgrade no resultado final.

Observando as áreas metodológicas do Gerenciamento de Projetos e consequentemente das empresas que as executam, como Análise de Riscos, Gerenciamento de Custos, Escopo, Stakeholders, Logística e Tempo, por exemplo. Tais áreas assim como outras devem ser além de reformuladas, serem revisadas e readaptadas para esta nova realidade de mercado e ao novo perfil de consumidores.

Dois temas se interligam nesse estudo: o conhecimento da Indústria 4.0, sua conceituação, características e inovações e o Gerenciamento de Projetos com ênfase na metodologia do Guia PMBOK® (PMI), interligação esta, pouco estudada no meio acadêmico e, consequentemente, nas empresas.

A importância dessa revisão de literatura deve-se à oportunidade de disseminar a relevância do conhecimento sobre as boas práticas de gerenciamento de projetos na indústria 4.0, que por sua vez possibilita o sucesso do empreendimento, sendo muito útil para pesquisadores e crucial para gestores e empresas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Veja outras notícias