Com o mercado cada vez mais competitivo e multável, a concorrência bastante acirrada faz com que ocorra redução nas margens de lucros obtidas. Em função disso, a precificação passa a ser uma estratégia a ser adotada para a sobrevivência das empresas, independente do seu porte ou ramo de atuação, pois cada vez mais os consumidores usam o fator preço como requisito para suas compras. Com isso, a adequação da formação de preços é um dos fatores de grande importância, com relação ao planejamento da empresa para obter sucesso.
A gestão de custos é uma importante ferramenta quando se pensa na tomada de decisões “para formação dos preços”, uma vez que ela possibilita uma melhor visualização dos gastos, ao identificar as atividades envolvidas no processo de produção de um produto ou prestação de serviço, exercendo uma ação efetiva no controle dos custos.
Existem quatro métodos de custeio, custeio direto, custeio por absorção, custeio por absorção total ou pleno e custeio baseado em atividade. Alocando esses custos de forma correta, facilita na estruturação na hora de pensar no preço. Explicando melhor o que cada um indica:
- Custeio Direto: que também conhecido por custos variáveis, os quais, nas atividades industriais, são compostos por matéria-prima e mão-de-obra direta.
- Custeio por absorção: quando há necessidade de promover rateios, de acordo com critérios os mais justos possíveis, e agrega-los aos custos diretos ou variáveis dos produtos.
- Custeio por absorção total ou pleno: é oferecido ao sistema de custos o real valor que as receitas devem abater.
- Custeio baseado em atividade: quando as atividades que a empresa efetua no processo de fabricação dos produtos.
Na formação de preço mais acessível tem que levar em consideração todos os custos e despesas, e claro a margem de lucro sobre o que foi investido. Para administrar o preço de venda requer alguns cuidados: conhecer o custo do produto, é importante, mas não suficiente, pois além dessa informação é necessário saber o preço da concorrência, os produtos substitutos, e claro o tipo de mercado.
Para se calcular o preço baseado em custos, em virtude da sua praticidade e simplicidade e o mais utilizado, calcula-se quanto pretende-se ganhar com base no custo de aquisição dos produtos. Para calcular o preço por esse método, o custo do bem ou serviço é a referência a ser usada com base, sobre o qual é acrescentado uma margem chamada mark-up, que deve ser estimada visando cobrir os gastos não incluídos no custo, os tributos e as comissões sobre o preço e o lucro pretendido pelo os donos do negócio. Por essas razões, conhecer a estrutura dos custos e das despesas estruturais e as receitas fundamental ou até mesmo vital para seu empreendimento. É importante constituir os preços por meio dos custos e despesas estruturais, do mercado ou da concorrência. Conhecer os custos viabilizará a administração, se não for pelo próprio empresário, por profissional com habilidade para tal.



